RSS

Disc. Metodologia -Ativ.1ª semana AEE/UFC – Texto “O modelo dos modelos” Italo Calvino

29 jun

professora sentada com alunos especiaisAssim como o “senhor Palomar” do texto de Ítalo Calvino, o professor do AEE realizará também uma metódica análise, que envolve várias etapas para conseguir chegar a um ponto em que possa projetar um planejamento de atividades para o aluno ingressante. Do mesmo modo que o “senhor Palomar” podemos prever modificações e/ou alterações nos planos conforme o desenvolvimento das atividades e as observações desse período.

Sabemos que os alunos, por mais que apresentam o mesmo diagnóstico médico, são crianças únicas, individuais, com características próprias e precisam ter esse olhar atento e observador do professor do AEE. Nem sempre uma atividade projetada para um aluno, poderá ter os mesmos resultados quando utilizados com outro aluno.
Bem falei em diagnóstico médico, mas nem sempre temos essa possibilidade de saber por onde começar, o que ler, então o que fazer? A partir das observações das atitudes do aluno e de seu envolvimento com determinadas atividades, vamos organizando um rumo para nossas ações e trabalhando dentro das potencialidades do aluno.

Igualmente ao “senhor Palomar” fomos orientados a trabalhar dentro de um modelo e precisamos muitas vezes abdicar desses modelos e nos concentrarmos no sujeito, único e que esta em nossa frente precisando de auxílio em sua aprendizagem. Pois esse realmente será o nosso foco, o pedagógico, auxiliando o aluno em seu processo de aprendizagem, dentro das possibilidades que ele nos acena em que é capaz de realizar sem ajuda e do que é adequado de realizar com algum tipo de subsídio.
Cabe ao professor do AEE estar sempre atualizado, apropriando-se de informações referentes a Educação Especial, auxiliar o aluno que ali frequenta da melhor forma possível dentro de suas possibilidades e realizando as parcerias necessárias para que seu trabalho tenha sucesso junto a melhoria da aprendizagem do aluno.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 29/06/2014 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: