RSS

Validadores de Acessibilidade

Estas ferramentas levam em consideração todos os padrões de navegadores e leitores de tela e seu detalhamento é tão profundo quanto as próprias definições da W3C/WAI.

O fato de uma página não ser aprovada pelos validadores não significa necessariamente que a mesma não seja acessível, porém, recomendo sua utilização, principalmente para quem ainda não possui muita experiência em Acessibilidade, pois será uma fonte muito interessante de aprendizado.

Conheça algumas ferramentas de avaliação de Acessibilidade:

LOGO programa TOTAL VALIDATOR, imagem quadrada com os cantos arredondados. Letras T (em branco) e V (em vermelho) no meio da imagemTotal validator – O Total validator é a ferramenta de avaliação que mais uso. Faz avaliação da linguagem HTML, CSS, links quebrados e Acessibilidade, segundo os padrões W3C WAI WCAG1.0 e WCAG2.0 e Section 508. É uma das poucas ferramentas de avalaição que também avalia a semântica das páginas.

.

Web@x Examinator – Valida além da acessibilidade o conteúdo quanto (X)HTML e CSS, atribuindo uma nota no final.

.
Hera
– Ferramenta de avaliação portuguesa Hera. Verifica as diretrizes W3C/WAi – WCAG 1.0

.

WebXACT – É um serviço gratuito online que permite testar páginas Web simples.

.

DaSilva – Ferramenta de avaliação brasileira da Silva. Verifica as diretrizes W3C/WAI e E-GOV. O primeiro avaliador de Acessibiliadde em português (Br) para Websites.

.

Taw – É uma ferramenta para analisar sites Web baseado no WCAG1.0 . Existe uma versão gratuíta para testes off-line (TAW3 standalone) e ainda um plugin para instalá-lo no navegador Firefox.

.

CynthiaSays É uma solução de validação de acessibilidade elaborada para identificar erros baseado na Section 508 standards e/ou WCAG do W3C.

logo access monitorAccessMonitor é um validador automático que verifica a aplicação das directrizes de acessibilidade nos conteúdos HTML de um sítio web.

——————————————————————————————————————-

W3C Ferramentas de Garantia de Qualidade . Validação de linguagens de marcação (HMTL, XHTML, etc), verificador de links e validação CSS.

10 ferramentas para verificar o contraste das cores

Existem diversas outras ferramentas, que podem ser acessadas através da lista completa de ferramentas de Acessibilidade do W3C/WAI.

Checklist W3C/WCAG 1.0

Anúncios
 

Uma resposta para “Validadores de Acessibilidade

  1. Cristiane

    28/05/2018 at 19:26

    Muito bom.

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: